Trincas nos dentes muitas vezes são causadas por restaurações antigas de amálgama

A remoção das restaurações de amálgama é necessária por alguns fatores e um deles é que muitas vezes, as trincas nos dentes são causadas por restaurações antigas de amálgama, pois essas elas não são adesivas e com a diferença estrutural entre o material da restauração e o do dente em relação a sua elasticidade, o movimento mastigatório e o stress causado por ele causam as trincas que podem provocar a perda do dente.

Remover o amálgama é uma avaliação que o profissional dentista deve fazer em todo paciente que possui esse tipo de obturação, pois não se trata de estética ou de amálgama x resina e sim de  prevenção x danos catastrófico.

Um tema abordado nessas últimas semanas por grandes nomes da pesquisa brasileira da Odontologia, @pauloviniciussoares e @josegarofalo, foi a NECESSIDADE da REMOÇÃO dos materiais restauradores em amálgama.

trinca-dente-amalgama

trinca-dente-amalgama-1

 

trinca-dente-amalgama-2

trinca-dente-amalgama-im-im-1

trinca-dente-amalgama-im-im-2

 

trinca-dente-amalgama-im-3

 

trinca-dente-amalgama-im4

Nós da Venticinque Odontologia Integrativa e Biológica há um tempo temos estudado junto à Odontologia Integrativa Biológica e a IAOMT (International Academy of Oral Medicine and Tecnology) sobre os efeitos sistêmicos que estes materiais podem ter no organismo em função da contaminação pelo mercúrio contido da composição do amálgama, seja para o paciente por estar dentro da boca evaporando esse metal continuamente ou nos nos profissionais da saúde dentária que entram em contato com o material durante a sua confecção ou na remoção.

Já enfatizamos em muitas matérias aqui em nosso blog, sobre a importância da remoção ser feita de maneira segura, seguindo um protocolo, desde o contexto de desintoxicação do paciente, como os cuidados durante o procedimento clínico odontológico.

Por isso:

* se você for paciente: nos procure para as devidas orientações e esclarecimentos. Agende sua avaliação no Whatsapp 11 94720-5527.

 

1 Comentário. Novo Comentário

[…] da contaminação por mercúrio, muitas vezes, as trincas nos dentes são causadas por restaurações antigas de amálgama, pois essas elas não são adesivas e com a diferença estrutural entre o material da restauração […]