Escovar os dentes ou tomar café da manhã primeiro?

Escovar os dentes! Vamos entender os motivos?

A frequência da escovação dental recomendada pelos cirurgiões-dentistas é que seja realizada após cada refeição e, no mínimo, três vezes ao dia. No entanto, há uma refeição em que a escovação deve ser também precedida a esta: o café da manhã. Por quê?
Sabe aquele bafo ao acordar? É o cheiro da placa bacteriana! As bactérias, naturais da flora bucal, se proliferam a todo instante, sendo necessário a sua remoção constante. No entanto, em meio úmido e quente, como o interior da boca, esta proliferação se potencializa; e durante a noite, é o momento mais oportuno para esta condição. Desta forma, o cheiro das bactérias, vulgo “bafo”, é evidente pela manhã.

O perigo em não eliminar essa placa bacteriana matinal não é crítico em todas as situações, mas quando ela está associada a proliferação de bactérias nocivas ao organismo (potenciais as doenças) se torna altamente critica a saúde geral.  Pois pedaços da placa bacteriana e bactérias podem se soltar e se misturar ao bolo alimentar, fazendo com que a condição restrita ao meio bucal seja disseminada ao resto do corpo e, eventualmente, influenciando em outras complicações como, por exemplo, a endocardite.

O que é endocardite? É uma infecção na membrana de recobrimento do coração, que está em contato direto com o sangue. Desta forma, podendo atingir as válvulas cardíacas, septo interventricular, entre outras estruturas do coração. Condições estas que podem levar até a óbito.
Portanto, como meio de prevenção a futuras complicações sistêmicas providas de doenças bucais evidentes ou ocultas, a escovação logo ao acordar se torna uma atividade essencial a ser executada antes da ingestão de qualquer alimento. Outros benefícios, além da prevenção, são: sentir melhor o sabor dos alimentos e poder dar um “Bom dia!” sem receio ao bafo.

Dra. Alice Natsuko Jikihara – CROSP 116118