Odontopediatria – Cuidados necessários com os dentes das crianças

A Odontopediatria é a área da Odontologia que cuida da saúde bucal das crianças.

O papel do Odontopediatra é acompanhar o desenvolvimento da cavidade bucal da criança até a adolescência, no período que consiste da passagem da dentição de leite para a permanente, orientando e estimulando o paciente a desenvolver hábitos saudáveis.

É também na infância, que grande parte dos problemas ortodônticos  e ortopédicos são diagnosticados e por isso é muito importante o acompanhamento do odontopediatra desde cedo.

Com que idade a criança deve ir na  consulta pela primeira vez?                                                                             A maioria das crianças não passa em uma consulta odontológica até o início da erupção dos dentes ou apenas se tiver algum problema notado pelos pais, mas a primeira consulta com o odontopediatra deve acontecer logo após o nascimento do bebê, pois é importante que o especialista faça uma avaliação da cavidade bucal e passe as orientações dos cuidados corretos que o bebê deve ter.

Como saber quais os cuidados necessários quando os dentes começam a nascer?                                            É importante nessa fase onde os dentes começam a nascer, retornar ao dentista para receber as orientações corretas para higienização e cuidados para evitar cáries e continuar a levar a criança ao Odontopediatra de seis em seis meses não só em função da erupção dos dentes, mas também para acompanhamento do crescimento horizontal e vertical das arcadas dentárias.

Outra atitude muito importante à ser tomada pelos pais é a de influenciar a criança a escovar os dentes assim que ela tiver entendimento para isso. No início a escovação deve ser realizada pelos pais e assim que a criança souber como fazer pode realizar a escovação sob a vigília do adulto responsável.

Uma maneira divertida de ensinar as crianças a gostarem da hora de escovar os dentes sem que isso se torne uma rotina traumática é escovando os seus próprios dentes junto com elas de maneira descontraída.

odontopediatria-cuidado-dentes-criancas-venticinque-odontologia-dentista-moema

Dr. Eduardo Ribeiro Arantes – CROSP: 96227

Agende uma avaliação para seu filho: 11 94720-5527 WhatsApp/11 5093-6833